Tocando Agora: ...
No ar:  

 

Sistema alia a criação de peixes com o cultivo de plantas

Publicada em: 26/06/2025 09:10 - ALKANCE - Notícias

Sistema de produção de alimentos que integra a criação de peixes e o cultivo de plantas, a aquaponia é capaz de proporcionar não apenas uma diversificação do cultivo de pequenos produtores, como ainda permite reduzir cerca de 90% o consumo de água em comparação com outros sistemas produtivos convencionais e contribui com a redução do uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Já utilizada em muitos países, a tecnologia vem sendo pesquisada na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde um modelo inovador e totalmente adaptado à realidade da região foi desenvolvido.

Professor da Ufra, o biólogo e doutor em Ciência Animal, Glauber Palheta, explica que a aquaponia consiste em um sistema em que se consegue integrar a produção de um animal aquático, geralmente peixes, com a produção de vegetal.

“De maneira geral, essa técnica não é tão nova, mas aqui na Ufra a gente conseguiu adaptar essa técnica para funcionar na Amazônia. Nós adaptamos outros elementos na aquaponia que, hoje, não tem em outro lugar”.

Como o sistema de aquaponia é fechado, a água não sai, sendo constantemente reintegrada no ciclo. Na prática, o sistema é composto por um tanque no qual são produzidos os peixes. Ao serem alimentados com ração, os peixes liberam dejetos ricos em nutrientes na água e essa água é inicialmente filtrada e depois bombeada para um outro reservatório para nutrir os vegetais. Uma vez em contato com as plantas, as raízes retiram os nutrientes que precisam, purificam a água e ela é direcionada de volta para o tanque onde são produzidos os peixes, mantendo-se sempre em circulação pelo sistema.

A lógica de funcionamento é a mesma do modelo instalado no Laboratório de Biossistemas Aquícolas Amazônicos (Bioaquam) da Ufra. A diferença está no insumo utilizado para fazer a filtragem da água e na introdução de outras culturas ao sistema.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...